quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A herança do Scan Tailor

O título desse post parece nome de filme não é verdade? Desculpem mas eu não resisti à piadinha :)
  
Brincadeiras a parte o problema do Scan Tailor é que ele não dá a opção de salvarmos as páginas em formato .JPG, ele salva automaticamente em .TIFF.
  
Pelas pesquisas que fiz ainda não há uma versão que mudou isso, dando a opção de salvar em .JPG, mas na verdade isso não se torna um grande problema porque podemos resolver isso facilmente com o Photoshop e é disso que se trata esse post.
  
Vamos lá então?
  
Para resolver esse problema nós iremos criar uma nova ação no Photoshop onde salvaremos as páginas em .JPG. Com a ação faremos isso automaticamente com todas as páginas.
  
Para isso precisamos abrir o Photoshop e uma das páginas criadas pelo Scan Tailor com extensão .TIFF. Para isso vá para o menu "File/Open" ou "Arquivos/Abrir" do Photoshop e procure na pasta do scan que voce fez o alinhamento e dimensionamento das margens a pasta "out" que é criada pelo Scan Tailor. 
  
 A pasta "out" criada pelo Scan Tailor

Escolhendo uma página .TIFF para criar a "Action/Ação"
    
Com uma das páginas aberta vamos agora na "Tab/Aba" de "Actions/Ação" e clique no botão para criar uma nova ação. Aqui você pode dar o nome que quiser. Não vamos entrar em detalhes em como fazer isso porque já temos um post explicando isso que pode ser acessado clicando aqui.
   
Definindo o nome da ação para gravar
     
Depois de criar a ação vamos no menu "File/Save as" ou "Arquivos/Salvar como" e na janela que abrir precisamos escolher o formato da imagem que se encontra abaixo do campo "Nome". Clicando em "Format" vai abrir uma caixa com várias opções, vamos escolher "JPEG (*.JPG;*.JPEG;*.JPE)" destacada na imagem abaixo.
  
Escolhendo o novo formato da imagem  ".JPG"
      
Clique no botão "Salvar/Save" e em "Ok" na janela que abrir em seguida. Agora nós fechamos a imagem que esta aberta no Photoshop e depois clicamos no botão de "Stop/Parar" da "Tab/Aba" Actions/Ação.
  
Finalizando a gravação da "Action/Ação"
     
Agora precisamos abrir todas as páginas .TIFF exceto a que nós já salvamos em .JPG ao criarmos a ação. Para isso vá novamente no menu "File/Open" ou "Arquivos/Abrir" e escolha na janela que se abrir todas as páginas .TIFF e clique no botão "Open/Abrir"
  
Abrindo as páginas ainda em .TIFF para aplicar a "Action/Ação"
    
Depois que o Photoshop abrir todas as páginas nós vamos aplicar a ação que criamos por acessar o menu "File/Automate" ou "Arquivos/Automático" e escolher a opção "Batch/Lote".
  
Aplicando a "Action/Ação"
     
Na janela que se abrir verifique se a "Action/Ação" que você criou esta selecionada e clique em "Ok". Agora o Photoshop vai aplicar a ação em todas as páginas abertas salvando todas elas no novo formato .JPG. Quando o Photoshop terminar de processar pode ser fechado.
  
Selecionando a "Action/Ação" que criamos
     
Agora vá na pasta "out" do seu scan novamente e verifique que existe agora uma imagem .TIFF e uma .JPG de cada página. As páginas em .TIFF você já pode "apagar/deletar" se desejar.
   
Uma observação importante sobre essa etapa é que embora essa ação é usada em todos os scans que alinhamos com o Scan Tailor, ela dificilmente poderá ser usada de novo visto que o Photoshop "guarda" o local onde a ação foi criada, me refiro as pastas/diretórios. 
  
Como em nosso exemplo, criamos a ação na pasta "out" que fica dentro da pasta "PD75", essa ação só poderia ser reutilizada se fizéssemos a copia das páginas em .TIFF de outro scan futuro, para dentro dessa pasta.
  
Nunca testei essa teoria então não posso confirmar se funciona. Como criar essa ação é muito simples e rápida nunca me preocupei em testar ou fazer assim, fica a critério de cada um, se desejar fazer o teste fique à vontade e se der certo nos avise por favor ok?  :)
    
Veja agora um video sobre essa etapa.
  
  
Nota: Usamos o Photoshop para converter os arquivos .TIFF para .JPG mas existem programas que encontramos pela rede que fazem essa conversão automática também. Como para os restauros nós já usamos o Photoshop, e criar essa ação é rápido e simples, optamos por essa solução, porém isso fica a critério de cada restaurador.

Esta revista esta disponível em:

Tralhas Várias - Pato Donald 75 (Ed. Morumbi)

  

2 comentários:

  1. O Scan Taylor é foi o programa que mais me ajudou nos scans. Não consigo fazer restauros mais pois ele faz a parte mais trabalhosa que é cortar, nivelar e fazer margens iguais. Parece que foi feito especialmente pra nós, pois não conheço outro igual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Evandrops. Eu senti a necessidade de um programa assim desde que comecei com os restauros. Fiquei imaginando se não houvesse um programa que fizesse o que o Scan Tailor faz. Depois que aprendi a usa-lo o tempo para cada restauro diminui muito. Abraços

      Excluir