sábado, 12 de setembro de 2015

Criando uma ação

Se você leu o último sobre a Aplicação de Filtro e Níveis você deve estar se perguntando: "Mas tem que fazer isso em cada página da revista"?

A resposta é afirmativa. Mas não se desespere pois o Photoshop tem um recurso que automatiza esse procedimento. Ufa! Que alívio :)

Action/Ação
    
O recurso que estamos falando é o Action/Ação. Com ele podemos criar um sequencia de comandos/procedimentos no Photoshop e depois executar essa sequencia (ou ação) em todas as páginas da revista.
  
Para ilustrar esse processo vou utilizar um quadrinho que ainda não restaurei. Este é uma edição do Pato Donald que saiu em Portugal pela Editora Morumbi a de número 74. É existem restauradores de quadrinhos no mundo todo e além de colaborar com o Quadradinhos Patópolis também faço alguns restauros para o Tralhas Várias, esse número é deles!

O que vamos fazer é idêntico à aplicação dos níveis e filtros mas antes vamos criar a action/ação e colocar em modo de gravação. Para isso precisamos estar com o Photoshop aberto em uma determinada página.

Podemos acessar a opção de criação de uma Action/Ação (caso ela não esteja aberta) no menu "Window/Actions" ou "Janela/Ações" em português. Também se consegue acessar pelas teclas de atalho que são "ALT + F9".

Menu "Window/Action" ou "Janela/Ações"
   
Janela de ações à esquerda. 

Observe que já existem várias Actions/Ações pré-definidas pelo próprio Photoshop. Nós vamos criar uma específica para essa revista. Como já mencionei no post anterior, cada revista tem as suas próprias características portanto não é possível criar uma Action/Ação padrão e usar sempre a mesa.

Para criar uma nova Action/Ação é só clicar no ícone ao lado da lixeira na parte inferior da janela de ações conforme podemos observar na imagem abaixo, esse ícone esta destacado em azul.

Botão "create new action" ou "criar uma nova ação"
   
Agora temos a janela da 'New Action/Nova Ação" aberta, observe que eu já coloquei o "Name/Nome" referenciando a revista que vou restaurar a PD47, ou Pato Donald 47. As outras opções pode-se deixar como estão, basta agora clicar no botão "Record/Gravar".

Janela da nova ação. 
Coloque o nome desejado e clique em "Record/Gravar"
   
Ao dar o nome e clicar em "Record/Gravar" pode-se notar na lista de "Actions/Ações" que já existem que foi adicionada a nova ação que demos o nome de "PD47" e na parte inferior da janela de ações observa-se que o botão de "Record/Gravar' (o que tem uma bolinha vermelha) fica acionado indicando que esta gravando a nova ação. A próxima imagem destaca esses detalhes em azul.

Ação criada na lista de ações e botão de gravação acionado
  
O próximo passo é aplicar o filtro e os níveis que foi explicado no post anterior. Depois de aplicar o filtro e os niveis é necessário abrir o menu "File/Arquivo" e depois selecionar "Save as/Salvar como" e salvar a imagem com o mesmo nome, vai aparecer um aviso indicando que esse nome de arquivo já existe e se você deseja sobrescrever, de "Ok".

Depois você deve fechar a imagem no menu "File/Close" ou pode simplesmente fechar no "x' da imagem. Cuidado para não fechar o Photoshop por isso você deve clicar no 'x' da imagem e não do programa. Uma outra opção é por usar as teclas de atalho "CTRL + W".

Ao fazer esses procedimentos você terá o programa Photoshop ainda aberto e com a ação ainda sendo gravada, agora é necessário parar a gravação clicando no botão de "Stop/Parar' que fica na janela das "Action/Ações" na parte inferior conforme vemos na imagem a seguir. 

Todos os procedimentos da nova ação listados
   
Observe que em azul esta destacado todo o procedimento que foi feito na "Action/Acão" e embaixo destacado em azul o botão de "Stop/Parar" da "Action/Ação". Clique nele para finalizar a gravação, você vai observar que o botão de gravação que estava vermelho vai ficar cinza.

Pronto! Agora você já tem a "Action/Ação" vamos utilizá-la nas páginas que faltam. Para isso vá no menu "File/Arquivos" e depois em "Open/Abrir" e selecione todas as imagens da revista, com exceção da capa e da página que você já salvou ao criar a ação conforme a imagem abaixo nos mostra. 
  
Abrindo as páginas para automatizar a aplicação da ação
  
Note que para selecionar as páginas todas de uma vez você deve selecionar a primeira e depois com a tecla SHIFT pressionada clicar na ultima página assim todas serão marcadas. Para desmarcar a página que usamos na criação da "Action/Ação" basta manter a tecla CTRL pressionada e marcar essa pagina. Depois é só clicar no botão "Abrir". 
    
Depois que o Photoshop abrir todas as imagens das páginas vamos acionar o processo automático da "Action/Ação",  para isso acesse novamente o menu "File/Arquivo" e depois selecione a opção "Automate/Automático" e depois no sub-menu a opção "Batch/Lote".
  
Menu "File/Automate/Batch" ou "Arquivo/Automático/Lote"
  
Teremos a janela "Batch/Lote" aberta e devemos selecionar no campo "Action/Ação" o nome que demos a ação que criamos, por padrão ele ja vem selecionado assim como as opções "Source: Opened files" ou "Fonte: arquivos abertos" em português. 

Também deve-se observar os campos "Destination/Destino" e "Errors/Erros" se estão selecionadas as opções "Save and Close/Salvar e Fechar" e "Stop for Errors/Parar em Erros" respectivamente. 

Janela "Batch/Lote"
  
Se tudo estiver certo clique em "Ok" e observe a ação sendo aplicada em todas as páginas automaticamente.
   
Parece um pouco díficil e realmente é uma parte do restauro que precisa-se de paciência. É importante entender que a aplicação do filtro e dos niveis deve ser feita com  atenção nos detalhes da limpeza dos balões e no cuidado de não se alterar as cores porque se forem mal aplicados todas as páginas ficarão alteradas.
  
Uma sugestão é treinar a aplicação do filtro e dos níveis na página aberta sem criar a ação. Depois que se conseguir os efeitos desejados é só anotar em que lugar da imagem foi selecionado o conta gotas branco e preto, dai cancelar a aplicação do filtro e dos níveis e criar a ação já sabendo onde selecionaremos com o conta gotas. 
  
Na verdade com a prática isso não será mais necessário, apenas no começo.  Segue um vídeo de como criarmos uma ação.

Criando uma ação


Esta revista está disponível em:

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário