terça-feira, 8 de setembro de 2015

Propagandas e publicidades - Parte I

O trabalho de restauro não é tão difícil de se fazer como podemos ver nos posts anteriores, acredito que o problema maior que talvez enfrentamos é a falta de tempo para dedicarmos a essa atividade e também a necessidade de termos uma boa dose de paciência em algumas etapas.
 
Vencido esses obstáculos podemos ver que podemos seguir uma certa sequência e em pouco tempo e dedicação temos um restauro de qualidade.
 
Com as etapas que consideramos até agora podemos dizer que estamos quase no fim, faltam apenas o restauro das páginas de propagandas e publicidades que vamos considerar a primeira parte agora e a restauração da capa.
 
Não existe um procedimento padrão ou automático para se restaurar essas páginas, mas vamos tentar passar algumas informações que sejam de ajuda para se fazer um bom restauro das propagandas e publicidades.
 
O primeiro detalhe que temos de ter em mente é que por se tratarem de propagandas não é necessário nos preocuparmos com muitos detalhes, o objetivo principal é eliminar rasgados se houver, limpar alguma parte que está suja e acertar alguns detalhes.
 
Para essa etapa vou usar algumas páginas de propagandas da "Edição Extra" número 180 que restaurei há algum tempo. A página 59 desta revista na verdade não é uma propaganda mas uma página de curiosidades, observe que mesmo depois da aplicação do filtro e níveis ela ainda está bem suja.
Página ainda com sujeira
 
Nesse caso não há muito o que fazer, podemos aplicar o procedimento que consideramos no post anterior onde utilizamos a ferramenta "Magic Wand Tools/Ferramenta Varinha Mágica" para selecionar toda a área de fundo e depois preencher com a cor branca no item "Fill/Preencher". Se não leu o post anterior ou não sabe como fazer isso clique aqui.
 
Depois de preencher o fundo com a cor branca podemos ver que a página está quase pronta, isso porque ainda notamos alguns pontos de sujeiras que a varinha mágica não selecionou e ao preencher com a cor branca esses pontos não ficaram limpos, observe nas imagens abaixo.
 
 No detalhe pontos de sujeira
 
Mais pontos pequenos de sujeira
  
Por ser pontos pequenos ao invés de usarmos novamente a varinha magica para seleciona-los e preencher com branco, podemos usar uma outra ferramenta do Photoshop que é o "Pencil/Lápis" que encontramos na barra de ferramentas à esquerda conforme vemos na imagem abaixo.
 
Ferramenta "Pencil/Lápis" selecionada
 
Podemos selecionar essa ferramenta por clicar nela ou por usarmos a tecla de atalho "B" o que facilita bastante. Ao usarmos a ferramenta "Pencil/Lápis" não precisamos selecionar a área à ser limpa.
 
Observe que ao selecionar a ferramenta "Pencil/Lápis" o cursor muda para um circulo por padrão. Essa ferramenta tem vários modos para a ponta do lápis, mas usaremos o modo padrão do Photoshop que é o círculo. O tamanho desse circulo vai depender do valor que está determinado na barra de opções da ferramenta "Pencil/Lapis" que aparece na parte superior e abaixo do Menu do Photoshop, veja na imagem abaixo.
 
Barra de opções da ferramenta "Pencil/Lápis"
 
Para mudar o valor do tamanho do circulo do "Pencil/Lápis" basta digitar o valor que queremos no campo "Size/Tamanho" destacado em azul ou por deslizarmos a setinha que fica abaixo desse campo, basta manter o botão direto do mouse pressionado e deslizar a seta, destacado na imagem acima.
 
Observe também que outros itens dessa paleta devem estar "configurados" para que o resultado seja eficaz. Em "Mode/Modo" a opção "Normal" deve estar selecionada e em "Opacity/Opacidade" devemos ter o valor de 100%.
 
Nessa mesma imagem podemos ver outras opções de configuração da ferramenta "Pencil/Lápis" inclusive os vários modos de da ponta do lápis porém não vamos mudar essa opção, deixa como círculo mesmo.
 
O tamanho do lápis que vamos usar vai depender muito da área que precisamos limpar, se o círculo  ficar muito grande ele pode apagar outras partes da imagem, assim escolha um tamanho que seja suficiente para limpar apenas as pequenas áreas ainda sujas.
 
A ferramenta "Pencil/Lápis" trabalha em conjunto com a cor que esta selecionada no momento, para limparmos a area suja da imagem com o lápis precisamos escolher a cor branca.
 
Observe na próxima imagem que temos duas opções onde podemos escolher a "Foreground color/Cor de primeiro plano" e a "Background color/Cor de fundo" ou ainda cor do segundo plano. Nessa imagem a "Foreground color" esta selecionada como vermelha e a "Background color" como azul, selecionei essas cores para ficar mais facil de identificarmos.
 
Foreground color e Background color
 
Se clicarmos em qualquer um dos quadrinhos dessas cores a janela "Color picker/Extrair cor" (que vemos na figura acima) se abre e podemos escolher a cor para usar, no caso de nossa página precisamos escolher o branco.
 
Existe outra maneira de escolhermos a cor que precisamos para o pincel que é mais fácil e rápida. Com a ferramenta "Pencil/Lápis" selecionada mantenha a tecla "ALT" pressionada e observe que o cursor do mouse muda para um "conta gotas", ainda com a tecla "ALT" pressionada clique em uma área da imagem que tem a cor que você precisa para o "Pencil/Lápis" e pronto, você selecionou a cor desejada, no caso de nossa página clique em alguma área que já esteja branca.
 
Para podermos limpar as sujeiras da imagem selecione então a cor branca e "pinte" essas áreas por passar o pincel nessa parte da imagem, para isso precisamos manter o botão direto do mouse pressionado.
 
Os mesmo procedimentos podemos usar na página 82 que podemos ver abaixo ainda com sujeira.
 
Página 82 da Edição Extra 180
ainda com sujeira
 
A limpeza dessa página pode ser vista no vídeo abaixo. Você vai notar que usei os procedimentos descritos acima para fazer sua limpeza.
 
Todo o procedimento da página 82
 
Antes e Depois
 
Segue o "antes e depois" dessa duas páginas que consideramos nessa etapa e ainda a capa da Edição Extra 180 já restaurada.
  
 Antes e depois da página 59
 
Antes e depois da página 82
 
Antes e depois da capa
 
Eu criei esse tópico como "Parte I" para não ficar muito cansativo a leitura. No próximo post falaremos mais sobre o restauro de propagandas e publicidades.
 
Mais uma vez espero que seja de ajuda para quem tem o desejo de iniciar nessa, vamos dizer "arte" (porque não?) do restauro.
 
Obrigado pela visita e volte sempre!

Esta revista está disponível em:

Quadradinhos Patópolis - Edição Extra 180




2 comentários:

  1. Só digo isto: como eu gostaria de ter visto/lido um blog assim quando comecei nos restauros! Tudo muito bem explicado e de forma simples! Muito bem Nick :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Miguel, estou repassando o que aprendi de você, embora eu sei que você vai dizer que foi apenas uma parte :)

    ResponderExcluir