quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Seguindo o caminho

Já consideramos algumas etapas para se fazer um bom restauro até agora, mas ainda temos mais tratamento a fazer nas revistas depois de chegarmos na etapa anterior de converter as páginas .TIFF em .JPG. por isso vamos "seguir o caminho".
  
O que fazer depois de processar as páginas pelo Scan Tailor?
  
Se a aplicação do filtro e dos níveis foram bem feitas os balões e as margens já devem estar brancos o suficiente, porém como já mencionamos isso vai depender muito da qualidade do scan que recebemos e também da própria aplicação do filtro e níveis.
  
Em grande parte dos restauros mesmo depois de alinhar e redimensionar as margens com o Scan Tailor ainda sobra alguma sujeira, mas mesmo que isso não aconteça, ainda temos as páginas de publicidades que geralmente precisam de algum tratamento a mais.
  
Vamos então considerar esses pontos, para isso vou usar o scan do Pato Donald 1682.
  
Observe na página abaixo que mesmo depois da aplicação do filtro e níveis e depois de fazer o alinhamento ainda existe sujeira nas margens embora os balões estejam razoáveis.
  
Página 28 ainda com sujeira 
  
Vamos limpar as margens e mesmo que os balões estejam aceitáveis vou mostrar como podemos limpá-los caso houvesse sujeira neles também.
  
Para limpar as margens primeiro precisamos selecionar toda sua área. Para isso usamos a ferramenta "Magic Wand Tools/Ferramenta Varinha Mágica", que fica na barra de ferramentas no lado esquerdo do Photoshop o que podemos ver na figura abaixo, para facilitar o seu uso, podemos seleciona-la por usar a tecla de atalho "W".
  
A ferramenta "Magic Wand Tools" 
ou "Varinha Mágica"

04/11/2014 - Atualização I
  
É importante dar atenção a uma configuração em especial dessa ferramenta. Embora não esteja destacada na imagem acima, fique atento ao valor que está no campo "Tolerance/Tolerância" dessa ferramenta. Na imagem acima o valor está em "50" mas este valor é alto demais para essa configuração pois com isso a varinha mágica vai acabar "roubando" os pormenores das margens dos quadrinhos, número das páginas, etc...

No caso dessa página não houve muita perda utilizando esse valor nas margens, mas temos que lembrar que em outras páginas e até mesmo nas páginas de propagandas e publicidades, como também nas capas existem as linhas de movimento dos personagens e com um valor de "50" de tolerância essas linhas ficam prejudicadas.

Então qual valor devemos usar nessa configuração? O ideal fica entre "20" e "30" mas na maioria das vezes utilizamos próximo de "20", acima de "30" já se tem um perda significativa principalmente nessas linhas de movimento.

Portanto fique sempre atento a essa configuração. Sempre que selecionar a varinha mágica verifique primeiro antes de usa-la se o valor de "Tolerance/Tolerância" está entre esses valores que citamos.
 
Com essa ferramenta selecionada vamos clicar em qualquer parte da margem e o resultado será a seleção automática de toda a área branca das margens como podemos ver na imagem abaixo.

Margens selecionadas
  
Notem que a ferramenta selecionou somente a margem, na verdade ela selecionou toda a parte branca das margens porque essa ferramenta seleciona toda a área da mesma cor onde clicamos. Se clicarmos em outra parte da imagem a varinha mágica vai selecionar toda a área da mesma cor, veja na imagem abaixo que selecionamos apenas a cor marrom do chão do primeiro quadrinho.

Chão marrom do primeiro quadrinho selecionado
  
Observe que a área selecionada é limitada quando encontra outra cor, no caso das margens ela é limitada pela cor preta que forma os quadrinhos. Aqui cabe um alerta: Se houver alguma parte dos quadrinhos com falha na cor preta a varinha magica irá selecionar o que estiver dentro do quadrinho também caso essa área seja da mesma cor onde clicamos com a ferramenta de seleção. Nas imagens abaixo eu criei essa situação apagando uma parte de um dos quadrinhos, observe:

Pedaço do quadrinho removido 

Com a falha no quadrinho a varinha mágica 
selecionou até mesmo o balão
  
Por que isso é importante? Porque pode acontecer da imagem do scan ser ruim e ter várias falhas e quando selecionamos a área branca das margens acabamos por selecionar partes dos quadrinhos e quando limparmos essa área selecionada apagamos partes que não deviam ser removidas, então observe bem quando selecionar uma área com a varinha mágica.
  
Como na página que estamos usando esse problema não acontece, vamos seguir em frente. Depois de selecionarmos toda as margens vá para o Menu "Edit/Editar" e escolha a opção "Fill/Preencher" onde irá abrir a janela "Fill/Preencher". Essa janela pode ser acessada pelas teclas de atalho "SHIFT + F5" ou ainda pela tecla "Del/Delete". 

O menu "Edit/Editar" e a opção 
"Fill/Preencher" selecionada  

A janela "Fill/Preencher"
  
Em "Fill/Contents/Use" ou "Preencher/Conteúdo/Usar" escolha a opção "White/Branco" e depois clique em "Ok", toda a área selecionada será preenchida com a cor branca, ou seja, no caso das margens ficarão totalmente brancas ou limpas. Para retirar a seleção use as teclas de atalho "CTRL + D". 
  
Para que toda a margem seja limpa vai depender da seleção feita com a varinha mágica. No caso dessa página a varinha conseguiu selecionar toda  a margem, mas se houver alguma mancha de outra cor na margem a varinha não vai selecionar essa área.
  
Na figura abaixo podemos ver que existe uma área de sujeira que está mais escura assim a varinha não selecionou essa parte. 
  
Podemos usar a própria varinha mágica pra selecionar essa parte também. Se você clicar com a varinha mágica nessa parte mais escura a área que você já tinha selecionado não vai ficar mais selecionada. Para selecionar as duas áreas você precisa manter pressionado a tecla "SHIFT" e clicar na área escura ai a varinha seleciona as duas partes. 
  
Parte das margens não selecionada
 pela varinha mágica  
  
Você pode selecionar quantas áreas quiser com a varinha magica mas precisa manter a tecla "SHIFT" pressionada em todo o processo.
  
O uso da varinha mágica é indispensável na restauração, usamos inúmeras vezes essa ferramenta. Para você ficar bem treinado faça vários testes com ela, com o tempo você vai usa-la automaticamente. Nessa parte do restauro utilizaremos várias ferramentas e muitas vezes usaremos várias delas em conjunto. Nos próximos posts vou falar um pouco de cada uma das que eu uso particularmente.
  
Para limpar os balões nós usaremos o mesmo procedimento, selecionamos todos os balões com a varinha e a tecla SHIFT pressionada e depois usamos a tecla de atalho "Del/Delete" e na janela que abrir escolhemos "White/Branco". Apenas tenha o cuidado de selecionar uma área dentro do balão e não nas letras. Veja a imagem abaixo.

Para limpar os balões é o mesmo 
processo das margens

04/11/2014 -  Atualização II

Existe outra maneira menos agressiva para a limpeza dos balões que me foi lembrada pelo Miguel administrador do Quadradinhos Patópolis

Após selecionarmos os balões que queremos limpar podemos acessar a janela de "Levels/Níveis" utilizando as teclas de atalho "CTRL + L" que nós já conhecemos.

  
Na janela que se abrir basta arrastarmos um pouco a seta da direita que fica no canto inferior direito do quadro "Input Levels/Níveis de Entrada". Podemos ir arrastando devagar e ir observando nos balões que eles ficam mais brancos parando quando notamos que já atingimos o nosso objetivo que é deixá-los mais limpos. Abaixo temos uma imagem de referência.

Basta arrastarmos a "setinha" para a 
esquerda para limpar os balões

18/11/2014 -  Atualização III

Aqui cabe uma dica que pode ser muito importante. As vezes notamos que mesmo fazendo a limpeza dos balões, dentro das letras dos balões ainda fica sujeira então surge a dúvida, como limpar dentro das letras?

A solução é a seguinte: Vamos usar o mesmo procedimento explicado acima (o método menos agressivo) só que ao selecionarmos os balões vamos usar outra ferramenta de seleção. Esta ferramenta vai selecionar todo o balão inclusive as letras. A ferramenta é a "Quick Selection Tool/Ferramenta de Seleção Rápida" ela fica no mesmo lugar da "Magic Wand Tools/Ferramenta Varinha Mágica".


Ao usar essa ferramenta para selecionar os balões um detalhe é que você não precisa manter a tecla SHIFT pressionada, pode selecionar um atrás do outro somente com o mouse. Para ver como funciona veja o vídeo abaixo:



Usando a "Quick Selection Tool/Ferramenta 
de Seleção Rápida" na limpeza dos balões

Uma observação: Como nós selecionamos as letras dos balões, se arrastarmos demais a "setinha" da janela "Input Levels/Níveis de Entrada" as letras também serão afetadas, não será apenas o fundo branco dos balões que ficarão mais claros (ou limpos) mas as próprias letras perderão um pouco da cor preta, então use esse procedimento com cuidado para que as letras não sejam prejudicadas demasiadamente.

Podemos usar outras ferramentas para limpar essas áreas sujas, qual delas vamos utilizar vai depender do lugar que precisamos limpar e também de cada restaurador, assim não existe uma maneira só de fazer esse processo. Para as páginas de quadrinhos a limpeza na maioria das vezes é essa. Abaixo segue um video dessa etapa. 
  
Vídeo dessa etapa
   
Antes e Depois
  
Segue um "antes e depois" da capa e de duas páginas do Pato Donald 1682.
  
Capa depois da restauração

 
Página de propaganda 

  
Página 28 restaurada
  
Espero que esse post tenha sido de ajuda para todos os que querem entrar nessa atividade de restauração de quadrinhos. 
  
Se você tem vontade de restaurar gibis entre em contato com os diversos blogs desse gênero, com certeza eles precisam de ajuda, você pode fazer isso por enviar um e-mail para qualquer um deles, aproveite e visite alguns clicando nos mini-banner que temos aqui ao lado e volte sempre :)

Esta revista está disponível em:

Quadradinhos Patópolis - Pato Donald 1682

2 comentários:

  1. Por favor, gostaria muito de guardar as cartelas da bingola. Não estou conseguindo baixar pelo site. Vc poderia enviar para: sergioxavier.mg@diariosassociados.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Você conseguiu baixar as cartelas? Desculpe a demora em responder!

      Excluir