segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Propagandas e publicidades - Parte II

Continuando com o tratamento das páginas de propagandas e publicidades vamos usar mais algumas páginas da Edição Extra 180.

Vamos começar com a página 84 que é a última dessa revista. Essa página é uma propaganda do guaraná Brahma. Ela não está muito ruim e tem poucos ajustes para serem feitos como podemos ver na imagem abaixo.
  
Página quase pronta mas ainda 
com falhas à restaurar
  
Lembrando que quando chegamos nessa etapa do restauro já aplicamos o filtro e os níveis e fizemos o alinhamento entre outros detalhes que já vimos nos post anteriores, por isso que podemos observar que a imagem já está quase pronta.
  
Porém podemos notar algumas falhas que é necessário ajustes, na imagem abaixo destaco alguns esses pontos.


Alguns pontos para restaurar
  
Para restaurar essas falhas nós usaremos uma outra ferramenta do Photoshop que é a "Spot Healing Brush Tool/Pincel de Recuperação Para Manchas". Essa ferramenta pode ser acessada como segue na imagem abaixo, ou pela tecla de atalho "J" que com certeza é bem mais fácil de usar.
  
Selecionando a ferramenta "Spot Healing Brush Tool 
ou Pincel de Recuperação Para Manchas"
  
Observe que essa ferramenta também tem suas configurações individuais mas a que mais vamos usar é o "Size/Tamanho" que precisaremos ajustar conforme o local que vamos usar.
    
Opções de configuração da ferramenta
  
Para restaurar essas partes destacadas na página 84 precisamos apenas "passar" esse pincel no local por manter o botão esquerdo do mouse pressionado na área das falhas. Note que ao passarmos o pincel na área a ser corrigida essa parte ficará escura e assim que soltarmos o botão do mouse a correção será feita automaticamente.
  
Área selecionada pela ferramenta fica escura
  
Se é a primeira vez que você usa essa ferramenta faça alguns testes para ver como ela funciona. Basicamente ela vai como que "copiar" parte da imagem que estão em volta das falhas que você quer corrigir.
  
Área que tinha sido selecionada foi restaurada
  
O único cuidado que temos de ter é ao selecionarmos a área a ser corrigida porque ao invés de corrigirmos as falhas podemos acabar deformando mais a imagem. 
    
Somente com o tempo e o uso dessa ferramenta é que conseguiremos ter bons resultados, sempre lembrando que se acabarmos deformando mais a parte a ser restaurada podemos desfazer com as teclas de atalho "CTRL + Z", então se algo der errado não se desespere!
    
Veja agora um vídeo dessa etapa onde usamos a ferramenta "Spot Healing Brush Tool/Pincel de Recuperação Para Manchas".
  
Usando a ferramenta "Spot Healing Brush Tool" 
ou "Pincel de Recuperação para Manchas"
  
Agora vamos usar outra ferramenta que na maioria das vezes será utilizada em conjunto com a "Spot Healing Brush Tool/Pincel de Recuperação Para Manchas". Nesse caso a página dois da Edição Extra 180 é que servirá de demonstração.
    
Essa outra ferramenta é a "Clone Stamp Tool/Carimbo". Ela pode ser acessada como vemos na imagem abaixo ou por usarmos a tecla de atalho "S". Eu sempre uso as teclas de atalhos pois agiliza em muito o restauro.
    
Selecionando a ferramenta "Clone Stamp Tool" 
ou "Carimbo"
  
A ferramenta "Clone Stamp Tool/Carimbo" funciona basicamente como a "Spot Healing Brush Tool/Pincel de Recuperação Para Manchas". Ela copia uma certa área da imagem para outra parte da imagem. 
    
Ela também tem suas próprias configurações, mas, mais uma vez a que mais usaremos é a configuração de "Size/Tamanho".

Configurações da ferramenta carimbo
   
Como usamos essa ferramenta? Observe na imagem acima que temos uma falha na orelha direita do Mickey, vamos então corrigir isso com essa ferramenta. 

Para isso precismos selecionar uma parte da imagem que esta boa e como que "carimbar" na área com a falha. Como a orelha é preta então vamos selecionar a parte da orelha que esta sem falha. Para isso pressione a tecla "ALT" e observe que o cursor do mouse muda para uma figura como se fosse um "alvo". Dai clique com o botão esquerdo na área boa da orelha e solte em seguida.
   
A ferramenta carimbo já copiou a área que você selecionou para a memória agora precisamos apenas "carimbar" a área com falha por "passarmos" a ferramenta na área que desejamos corrigir.
    
Veja outro vídeo onde usamos a ferramenta "Clone Stamp Tool/Carimbo". Com os videos fica mais fácil termos uma ideia de como essas duas ferramentas funcionam.

Restauração completa da página 
dois da Edição Extra 180
  
Note que nesse vídeo eu usei as duas ferramentas que consideramos nesse post e você deve ter observado também que logo no inicio do vídeo eu cometi um erro propositadamente ao usar a ferramenta "Spot Healing Brush Tool/Pincel de Recuperação Para Manchas".
    
Fiz isso para mostrar o que pode acontecer se selecionarmos mais do que se deveria para restaurar, note que a ferramenta acaba "manchando" algumas partes e deformando outras como que misturando as partes.
    
Também notará que mudei de ferramenta várias vezes e utilizei a opção de desfazer uma ação sempre que cometia uma falha. É assim que funciona o restauro dos detalhes. Note também que usei as teclas de atalho para mudar as ferramentas assim fica mais rápido o restauro.
    
Como eu já mencionei sempre usaremos várias ferramentas em conjunto e com o tempo ficará cada vez mais fácil de fazer os restauros. Também é com o tempo que conseguiremos guardar as teclas de atalho na mente e quando isso acontecer acabamos por selecionar as ferramentas automaticamente. 
     
Outro ponto interessante é que com o uso também saberemos qual ferramenta escolher para fazer determinado tratamento nas imagens. Com certeza vamos errar bastante, mas dai é só desfazer a ação e trocar de ferramenta caso a que usamos não deu certo.
    
Uma última dica antes de terminarmos esse post. Você deve ter observado que várias ferramentas que usamos tem a configuração de "Size/Tamanho" e sempre precisamos estar alterando essa configuração para fazer os ajustes. A boa noticia é que para ajustar o tamanho da ferramenta em uso também temos teclas de atalho (Eeeehhhh que bommmm!)
  
São elas: Para diminuir o tamanho da ferramenta pressione várias vezes a tecla "[" até chegar no tamanho que achar necessário e se desejar aumentar o tamanho da ferramenta use a tecla "]", elas geralmente ficam do lado da tecla "Enter" maior.
    
No próximo post vamos considerar o que podemos dizer ser a última etapa de um restauro completo que é a restauração da capa. Já aviso de antemão que não é tão difícil quanto parece, mesmo porque usamos praticamente as mesmas ferramentas que já consideramos nesse e nos posts anteriores.
    
Na verdade a diferença é que damos uma maior atenção aos detalhes para que a capa fique quase "perfeita".
    
Antes de terminar veja o vídeo a seguir. É um video acelerado da restauração de uma página de propaganda, da revista Margarida 123, mais precisamente a página 2.

Você vai observar que essa página estava bastante danificada, mas nada que um pouco de paciência e dedicação não resolva, sempre lembrando que nas páginas de propaganda e publicidades, bem como curiosidades e passatempos que encontramos nas revistas, não precisamos nos preocuparmos com muitos detalhes, mas é claro que cada colaborador/restaurador faz de uma maneira, segue o vídeo.
    
Vídeo em modo acelerado da restauração
 da página dois da revista Margarida 123
    
Antes e depois 

Veja como ficou o restauro dessa página nesse antes e depois, se quiser ver maior é só clicar na imagem.
  
Antes e depois da página dois 
da revista Margarida 123
  
Se você chegou até aqui quero agradecer sua paciência e sua visita. Provavelmente você tem interesse em aprender como restaurar as revistas/gibis e nós ficamos muito contentes com isso.
   
Assim aproveite e faça uma visita também nos blogs de restauro e se desejar se ofereça pra ajudar, com certeza sua ajuda será muito apreciada.
  
Para isso é só você clicar nos mini-banners que temos à esquerda, quem sabe um dia não estaremos na mesma equipe de restauros ;)
  
Estas revistas estão disponíveis em:

Quadradinhos Patópolis - Edição Extra 180
Quadradinhos Patópolis - Margarida 123

2 comentários:

  1. Grande Nick.
    Nós é que temos que agradecer.
    (Néia e João)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São comentários assim que nos incentiva a continuar com esse trabalho, obrigado Néia e João :)

      Excluir