sábado, 5 de setembro de 2015

O caminho das pedras

Com o post anterior encerramos todas as etapas que precisamos passar para fazer um restauro completo de uma revista em quadrinhos.
  
É claro que o que abrangemos aqui em todo esse processo se refere apenas ao básico ou necessário para se iniciar nessa atividade de restaurar os quadrinhos, digo isso porque o próprio Photoshop tem inúmeras outras ferramentas que eu nem sei como funcionam.
  
Como disse no post inicial desse blog (Apresentação) acredito que deva existir formas mais fáceis e rápidas de fazer alguns dos procedimentos que aqui relatamos, assim reforço a ideia de que se você está aqui nos visitando e tem conhecimento disso fique a vontade em nos contatar e teremos o prazer de postar aqui seus conhecimentos que com certeza facilitarão nosso trabalho, lembrando que todo o crédito sobre isso será colocado evidentemente.
  
O que seria "O caminho da pedras"?
  
A ideia é reunir todos os links em ordem sequencial das etapas necessárias para se chegar a uma restauração completa de uma revista em quadrinho, portanto eis a seqüência:  
Acredito que com essas oito etapas qualquer um pode fazer um bom restauro dos quadrinhos, mas não pare por aqui, procure aprender mais sobre o Photoshop e descubra outras maneiras de fazer os procedimentos de restauração, como sempre mencionamos embora certas etapas são comuns a todo restaurador cada um desenvolve a sua técnica por isso continue aprendendo e passe seu conhecimento à frente e se quiser usar o "Restauros do Nick" para isso fique à vontade :)
  
Se você que nos visita tem esse desejo de ajudar fique a vontade em entrar em contato com qualquer um dos sites de restauros, como já mencionei eles estarão à sua espera e ficarão muito agradecidos.
  
Continuarei a fazer novas postagens com o tempo, porém o objetivo agora é apenas de apresentar meu trabalho de restauros e algumas dicas que fui aprendendo com o decorrer do tempo, sendo assim volte sempre.
  
E fique a vontade se desejar entrar em contato, farei o possível para responder à todos.

Dicas 
    
Para não perder o costume segue algumas dicas que são muito úteis quando estamos manipulando as páginas durante o restauro no Photoshop.
  
Muitas vezes durante o restauro nós precisamos usar a "Zoom tool" ou "Ferramenta de Zoom" para aumentar a imagem e ajustar alguns detalhes e depois com certeza precisamos diminuir novamente a imagem. Existem teclas de atalho para fazermos isso também.
  
No caso da "Zoom tool/Ferramenta Zoom" para ficar mais fácil de usa-la podemos usar uma tecla de atalho e o mouse. Se o seu mouse tiver a roda de rolagem" (acredito que todos tenham) basta manter a tecla "ALT' pressionada e rolar a "roda de rolagem" do mouse e você vai poder dar Zoom + e Zoom - sem ter que ficar clicando na barra de opções da ferramenta "Zoom tool/Ferramenta Zoom".
  
Outra dica interessante é quando a imagem na tela esta com bastante zoom talvez por termos aumentado-a para restaurar algum detalhe, nesse caso se você rolar a "roda de rolagem" do mouse sem pressionar a tecla "ALT" a imagem rola para cima e para baixo o que também ajuda muito nos restauros.
  
Porém ela rola bem devagar e as vezes precisamos descer ou subir a imagem mais rápido, para isso uma outra dica é: Mantenha a tecla de "ESPAÇO" pressionada e também o botão esquerdo do mouse e movimente o mouse e você vai notar que a imagem se desloca mais rapidamente, observe que o cursor do mouse muda para uma "maozinha" ao pressionarmos a tecla de "ESPAÇO".
  
Mais uma dica que também tem a ver com o tamanho da imagem na tela. Se a imagem estiver com bastante zoom+ ou zoom- podemos usar as teclas de atalho CTRL + 0 (é o algarismo zero e não a letra "O") para centralizar a imagem na tela. Essas dicas ajudam muito na manipulação da imagem durante o restauro.

Um restauro completo
  
Além da ordem sequencial dos links das etapas necessárias para um restauro completo, deixo aqui uma sequencia de vídeos de um restauro completo de um dos quadrinhos que restaurei. Os vídeos são grandes mas são úteis para ver como funciona um restauro na sua totalidade e da pra termos uma ideia de quanto tempo precisamos para restaurar uma revista completa.
  
Na verdade não é necessário assistir todo o conteúdo dos vídeos, recorra a eles sempre que desejar relembrar de algum ponto que talvez você tenha esquecido ou algo assim. 
  
A revista em questão é a Margarida 123, veja:

 Aplicação do filtro e níveis
  
Alinhamento e Margens com o ScanTailor
   
Conversão de .TIFF para .JPG com o Photoshop
  
Restauro das páginas internas
  
O restauro da capa
   
Esta revista está disponível em:

Quadradinhos Patópolis - Margarida 123

  

4 comentários:

  1. Olá Nick, poderias prestar uma informação sobre o processo?
    Durante o clreamento dos balões com diálogos, pela ferramenta pincel mágico, em algun casos o clareamento não ocorre nos espaços entre as letras ou nas partes internas de letras fechadas, como ocorre com a letra "o" e "p", por exemplo.
    Usei a ferramenta lápis com todas a suas vaiações (escurecer, clarear, normal....), mas ora não muda nada, hora apaga tudo sobrescrevendo com branco.
    Poderias me dar alguma dica?
    A partir de seu tutorial, fiz um primeiro tratamento e enviei ao QP para avaliação.
    Novamente agradeço essas suas valiosas dicas.
    Espero passar a ser também um "contribuinte", e não apenas um consumidor de scans.
    Valeu.
    Almir

    ResponderExcluir
  2. Olá Almir. Dê uma olhada na parte de "Posts atualizados", eu fiz uma atualização do post "Seguindo o caminho" procure pela "Atualização III" que lá eu descrevo que ferramenta usar e também tem um vídeo que fiz para ajudar. Espero que seja de ajuda, se depois de ver você achar que ainda não ficou bom entre em contato pelo e-mail do blog ok? Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço seu trabalho abnegado e despretensioso com que nos honrou. É uma pena que nos colocaram numa situação que temos que deixar o lazer para prover nossa mesa. E nem votei nessa situação...
    Forte abraço! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela consideração Budu! Realmente as coisas não estão fáceis por aqui não é verdade? Mas vamos em frente porque não tem como ficar parado! Abraços!

    ResponderExcluir