domingo, 6 de setembro de 2015

O restauro da capa

Como mencionado no último post, chegamos praticamente na parte final do restauro: a capa. 

A capa é uma etapa separada das páginas porque nela precisamos dar mais atenção aos detalhes. Temos que ter em mente que até mesmo o papel da capa é diferente se compararmos as revistas mais antigas com as mais novas por isso que nas capas mais antigas o tratamento é um pouco diferente. 

Aqui quero adicionar uma explicação que recebi do Miguel do Quadradinhos Patópolis, lembrando que tudo o que aprendi foi ele que me ensinou, ele diz que nem tudo mas como o principal foi ele sempre atribuo a ele o conhecimento que adquiri em restauros, assim nada mais justo do que apresentar aqui suas palavras. 

Lembre-se que devemos usar filtro nas capas porque elas são de papel diferente das páginas interiores. As capas das revistas mais recentes são sempre mais "lustrosas" do que as páginas. Mas isso não acontece nas revistas antigas da década de 40,50 ou 60. Nestas situações devemos usar para a capa o mesmo critério que usamos para as páginas interiores: pouco (ou nenhum) filtro! 

Veja a capa abaixo. Sem filtro, apenas "Levels/Níveis", também usei um pouco a ferramenta de cura ("Spot Healing Brush Tool/Pincel de Recuperação Para Manchas")! Capas muito antigas recebem o mesmo tratamento das páginas interiores. Se ficarem com ruido não há problema!

Capa antiga restauro é diferente

Mas independente da qualidade da capa, para termos um bom restauro dela os detalhes são importantes. Pelo pouco que já fiz nos restauros posso dizer que tem capas que são mais fáceis de restaurar do que outras, talvez pela quantidade de personagens e itens na imagem. Também as cores definem o grau de dificuldade na hora do restauro. 

Por exemplo, algumas capas usam cores continuas e ficam mais fáceis de restaurar enquanto algumas capas usam o degradê e ai a atenção precisa ser redobrada. 

Capas sem degrade e com degradê 

Como podemos ver na imagem acima, a capa do Peninha 50 é mais fácil de restaurar porque não tem degradê como é o caso da revista ao lado do Tio Patinhas 356. Observe que o fundo azul começa com uma tonalidade e termina com outra. 

Mas não é tão difícil assim fazer o restauro do degradê, não se assuste! 

Todas as ferramentas que vamos usar já foram  consideradas neste blog em posts anteriores, mas antes de mostrar como fazer o degradê vou usar primeiro a capa do Peninha 50 para mostrar um detalhe que usamos com a ferramenta "Pencil/Lápis". 

Vamos alterar a opção "Mode/Modo".  Ao invés de usarmos o "Mode/Modo" selecionado em "Normal" vamos mudar para "Darken/Escurecer". Usamos o "Pencil/Lápis" no modo "Daken/Escurecer" para pintarmos partes que ficaram em branco mas que na verdade deveriam ser da mesma cor da área que estamos restaurando. 

Veja no vídeo abaixo como isso funciona, nesse caso eu ja apliquei os filtros e níveis.
   
Usando a opção "darken" do "Pencil/Lápis"
  
Como vimos no vídeo a ferramenta "Pencil/Lápis" no "Mode/Modo" "Darken/Escurecer" e com a cor correta selecionada preenche os espaços em branco que ficaram, no restauro das capas nós usamos muito esse opção, mesmo porque a intenção quando restauramos uma capa é não deixar "ruído" na imagem, a não ser que a capa seja daquelas antigas como explicado acima pelo Miguel.
  
Agora vamos ver como restauramos o degradê, para isso vamos usar a a revista do Peninha 23, veja abaixo.
   
Capa sem nenhum tratamento 
e com degradê.

Observem que a capa não recebeu ainda nenhum tipo de tratamento pois como já disse a capa é uma etapa a parte. Para começar precisamos aplicar o(s) filtro(s) e os níveis. Esse processo já se encontra no blog e pode ser visto em "Aplicação de filtros e níveis".

Veja a mesma imagem agora com essa etapa já pronta.
   
Filtros e níveis já aplicados à imagem

Em capas que não temos o degradê podemos usar a varinha mágica para selecionar os itens da imagem, como por exemplo nesse caso o bote salva-vidas que esta em amarelo e preencher com a mesma cor para que o item fique todo com a mesma tonalidade nesse caso o amarelo. Isso serve também para limpar certas sujeiras se houver. Para esse procedimento você pode consultar o post que explica sobre isso em "Seguindo o caminho".

Restaurando o bote salva-vidas

Na verdade vamos praticamente usar esse procedimento em quase toda a capa, em quase todos os itens da imagem, como por exemplo, no nome da revista "Peninha" que esta em vermelho selecionando todas as letras e preenchendo com o vermelho que podemos capturar em uma das próprias letras. Outro item que podemos aplicar esse procedimento é no corpo do Peninha que esta em branco, mas na verdade está com sujeira em uma parte e em todos os outros itens da imagem que vemos que precisamos restaurar ou que estejam com "ruído".

Feito isso temos a parte do fundo da capa que esta em degradê, vamos então explicar como fazer isso.
  
Não tem muita diferença da etapa anterior, pra começar precisamos selecionar com a varinha mágica toda a parte em degradê, depois disso vamos selecionar a ferramenta "Gradient Tool/Ferramenta Gradiente" conforme vemos na imagem abaixo:

Ferramenta "Gradient Tool" selecionada

Agora vamos escolher as cores para o gradiente/degradê. Na barra de opções da ferramenta que fica na parte superior à esquerda, clique na opção de cores, vai abrir a janela "Gradient Editor/Editor do gradiente" conforme vemos na imagem abaixo.

Tela do "Gradient Editor"

Observe que temos já predefinidos opções de Gradiente ou degradê em "Presets/Ajustar" e mais abaixo temos uma barra de ajustes em degradê com algumas "setinhas" na parte de cima e de baixo da barra. As "setinhas" da parte de baixo são chamadas de "Color Stop", nós vamos usar elas para selecionarmos as cores que precisamos para fazer os ajustes. 

Como no caso dessa capa nós temos três cores diferentes precisamos escolher em "Presets/Ajustar" uma opção de degradê que use 3 cores porque assim teremos três "Color Stop" na barra de ajuste do degradê, observe na imagem abaixo:

Selecionando as cores com os "Color Stop"

Para escolhermos as cores temos de clicar em cada um dos "Color Stop" e selecionarmos a cor na imagem, um "Color Stop" por vez. Note na imagem abaixo como ficaria a barra de degradê da janela "Gradiente Editor" depois que selecionamos as cores desejadas.

Barra de ajustes do degradê com as cores já selecionadas

Agora que já selecionamos as cores de nosso degradê, clicamos em "Ok" e vamos indicar para o photoshop a direção que queremos nosso degradê. Para isso precisamos clicar na parte superior da capa, manter o mouse pressionado e desliza-lo para baixo até a parte inferior da capa, você vai observar que vamos traçar uma linha que será o nosso direcionamento para fazer o degradê.

Quando soltamos o botão do mouse depois de traçarmos a linha toda a parte selecionada com a varinha magica sera preenchida uniformemente com as cores que escolhemos na tela "Gradient Editor". Se você notar que o degradê ficou fora de lugar desfaça usando CTRL + Z e trace de novo a linha do degradê, isso pode ser feito várias vezes até encontramos a posição exata do degradê.

Direcionando o Photoshop para realizar o degradê
  
Como vemos na imagem abaixo já restauramos o degradê de nossa capa, porém isso não significa que a capa esta pronta, podemos notar que ainda temos partes sujas e que precisam ser corrigidas, esses detalhes são ajustados com as ferramentas "Spot Healing Brush Tool/Pincel de Recuperação Para Manchas", "Clone Stamp Tool/Carimbo" ou até mesmo com "Pencil/Lápis". Já mostramos como usa-las em "Propagandas e publicidades parte 1" e "Propagandas e publicidades parte 2"

Degradê já restaurado

Veja agora um vídeo de como fazer a parte do degradê.
  
Restaurando do degradê

Basicamente com essa explicação sobre como fazer o degradê da capa nós podemos fazer o restauro completo dela. As ferramentas mais utilizadas para o restauro da capa e na verdade de toda a revista são essas. Se você seguiu todas as etapas até aqui com certeza você já consegue fazer um restauro completo de uma revista em quadrinhos. 
  
Talvez nossos primeiros restauros não serão dos melhores mas com o tempo e a prática teremos mais habilidades e mais rapidez também, isso só se adquire com o tempo.
  
Veja a seguir um vídeo com a restauração completa da capa da Margarida 123 que não tem degradê. Você vai observar que usamos as várias ferramentas sempre alternando entre elas. Observe que em várias ocasiões cometemos erros e refazemos as ações, isso é normal e sempre acontece.
  
Restauração completa da capa da 
revista Margarida 123

Antes e depois

Peninha 23

Disney Especial 76
  
Mais uma vez  agradeço a todo que tiveram a paciência de ler todos esses textos, como já disse anteriormente, se você seguiu ou chegou até aqui é porque tem interesse em aprender a restaurar as revistas, assim não me canso de pedir a sua ajuda visto que são poucos os restauradores e por isso vocês são muito importantes para os blogs de restauro.

Como já mencionei eu faço parte dos restauradores do blog Quadradinhos Patópolis que tem a administração do Miguel Altmann e com certeza falo por ele e por todos os colaboradores desse blog que gostarismos muito de ter a sua ajuda.

Se for da sua vontade entre em contato com o Miguel pelo email do Quadradinhos Patópolis ou se desejar clique no mini-banner que temos do lado esquerdo.
 

Estas revistas estão disponíveis em:

Quadradinhos Patópolis - Zé Carioca 559
Quadradinhos Patópolis - Peninha 50
Quadradinhos Patópolis - Tio Patinhas 356




9 comentários:

  1. Estou treinando, assim que o resultado ficar razoável pretendo enviar aos blogs que tanto nos disponibilizam algumas revistas.
    Desde já agradeço sua disposição em nos ensinar o "caminho das pedras".
    Muito obrigado, mas muito obrigado mesmo.
    Almir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Almir fico muito contente em saber disso e tenho certeza que o Miguel do Quadradinhos Patópolis ficará também! Esperamos ver seus restauros em breve.

      Excluir
  2. Amigo, parabéns pelo trabalho! Tenho muitas revistas e gibis antigos, de coleção, com capas rasgadas, sujas ou descoloridas. Você as restauraria ou indicaria quem poderia restaurá-las? Leandro (lmansine@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro
    No momento não estou mais fazendo nenhum restauro mas entre em contato com o blog "Quadradinhos Patópolis", eles fazem restauração não só da capa mas de toda a revista. Espero ter ajudado. Segue o link e o email deles: http://quadradinhospatopolis.blogspot.com.br/
    quadradinhos.patopolis@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. bom dia meu caro, tenho guardado a sete chave este seu tutorial, devagar um dia chego la, cvtenho feito algumas rest. umas boas outra nao tanto - mas devagarinho vou chegar la- ok um abraco
    helio

    ResponderExcluir
  5. Quem bom que esteja sendo de ajuda Helio, se precisar de alguma dica pode ficar a vontade em perguntar, Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem,qual a impressora recomendada para esse serviço?

    ResponderExcluir
  7. oi Ezequiel tudo bom? Desculpe a demora em responder. Depois de restaurado você deseja imprimir? Se for isso de uma olhada nesse site: http://printstore.com.br/quer-imprimir-quadrinhos/

    Espero ter ajudado, abraços e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir